Película Automotiva

Película Automotiva

Instalação Insulfilm Automotivo BH

As películas automotivas estão liberadas para a instalação em automóveis desde 19/11/1998, mas, dessa vez, com critérios e padrões para que o usuário do veículo não tenha sua visibilidade prejudicada.

Foram liberados pelo Contran os filmes que permitem a mesma ou maior transparência que o vidro oferece, ou seja, a Lei de transparência do vidro passou a ser adotada também para filme.

Diz a Lei que os vidros não podem ter transparência menor que 70 % para os laterais dianteiros e no mínimo 50 % para os laterais traseiros, a resolução permite a utilização de filmes com mais de 75% de transparência no para-brisa, com mais de 70% de transparência nos vidros de portas dianteiras, e com mais de 50% nos vidros das portas traseiras e vidro traseiro.

A de se lembrar que a transparência do vidro somada a transparência do filme, potencializam uma porcentagem maior do que se imagina. Deve-se, portanto, tomar cuidados para verificar a transparência do vidro mais o filme, e não só a transparência do filme.

Um filme que poderá ser utilizado no carro inteiro é o STA70SR, que dá a transparência exigida pelos órgãos competentes. Existem também os filmes de mesma transparência, com fundo bronze, verde, azul e cinza, para melhor combinar com o veículo, dando opções de cores ao usuário do produto.

 Película Automotiva

A Legislação para Aplicação de Insulfilm

A nova norma, que entrou em vigor a partir de 21/11/2007, determina novos limites de transparência e regulamenta a fiscalização. Os novos limites de visibilidade mínima são:

  • Insulfilm de Pára-brisa dianteiro: 75%
  • Insulfilm de Vidros laterais dianteiros: 70%
  • Insulfilm de Vidros laterais traseiros e Vidros traseiros: 28%

Além disso, para poder ter os vidros escurecidos o veículo necessita ter os dois retrovisores externos. Quem não se adequar a nova legislação fica sujeito a punição grave com multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira de habilitação.

Como foi regulamentada a fiscalização o artifício de se declarar a visibilidade pelo fabricante não mais terá validade. Ficando o fotômetro responsável pela aferição, com uma marge de 3 pontos percentuais. Ainda assim estão pendentes a homologação do equipamento pelo INMETRO e a homologação pelo Detran.

A grande discussão em torno do uso de películas automotivas é sobre a segurança. Com os vidros escurecidos fica mais difícil para um assaltante reconhecer quantos ou o que encontra-se dentro do veículo, inibindo a ação do bandido.

Por outro lado as autoridades policiais afirmam que é mais difícil identificar indivíduos e atitudes suspeitas quando a película restringe demais a visibilidade. As vítimas de sequestro relâmpago relatam que seus sequestradores se valeram do fato da película ser muito escuro para se proteger de policiais. Alguns destas vítimas nunca mais utilizaram películas tão restritivas, mantendo a visibilidade dentro do veículo.

Motivos para Instalação de Insulfilm

Aplicação de insulfilm auxilia no controle da temperatura interna do veículo. Deixa menos exposto e visível objetos que podem vir a estar dentro do veículo. Acaba funcionando de certa forma como um fator de segurança. Deixa o visual do carro muito mais arrojado e bonito.

Temos equipe altamente qualificada para realizar a instalação de insulfilm em Belo Horizonte no seu carro.