Descubra quais são os tipos de insulfilm automotivo disponíveis no mercado

Descubra quais são os tipos de insulfilm automotivo disponíveis no mercado
10 meses atrás

Dentre todos os acessórios disponíveis no universo automobilístico, o insulfilm automotivo é o mais procurado. Mas, você conhece quais são os tipos de insulfilm disponíveis no mercado?

Com o objetivo de te ajudar a escolher entre as várias opções, preparamos um artigo onde vamos listar as diferenças entre os principais tipos. Com isso, você vai entender melhor cada alternativa e decidir de acordo com o que você precisa. Conheça aqui as películas:

  • Insulfilm básico;
  • Insulfilm avançado;
  • Película de segurança;
  • Película Decorativas;
  • Insulfilm de para-brisa;
  • Película Jateada;
  • De alta performance;
  • Película espelhada. 

Insulfilm básico

O insulfilm básico é a película de proteção mais comum que existe no mercado. Por ser muito espesso, ele acaba sendo muito utilizado. Como resultado, Seus níveis de transparência começam em 5% e chegam a 35%. Além disso,  vale lembrar que essa costuma ser a opção mais econômica.

Insulfilm avançado

Já quando falamos em insulfilm avançado, esse item consiste em oferecer o controle de temperatura na parte interna do veículo. Como assim? A gente explica. Esse produto dispõe de tecnologia capaz de auxiliar na proteção da absorção elevada do calor na parte interna do veículo.

Para completar, o carro fica protegido da ação dos raios UVS com a instalação desse insulfilm. Lembrando que, esses raios podem fazer com que as partes internas do veículo sofram com desgaste. Dessa forma, quem quiser optar por ele, deve saber que os níveis de transparência variam de 5% a 50%.

Película de segurança

Com o mesmo nível de transparência, a película de segurança tem características bem próximas ao insulfilm básico. No entanto, o seu diferencial está na espessura, porque ele é mais grosso que os demais tipos de proteção que existem no mercado.

Tal aspecto faz com que as pessoas tenham uma dificuldade maior  para enxergar o que tem no interior do veículo, bem como a quantidade de pessoas que estão dentro dele. Sendo assim, tal recurso é um meio que pode ajudar a manter a segurança da família frente a ação de assaltantes, por exemplo. 

Insulfilm de para-brisa

Outra opção dentre os vários tipos é o insulfilm de para-brisa. Esse modelo de proteção requer qualidade, pois ele impacta diretamente na visibilidade do motorista.

No entanto, essa película possui tecnologia que faz com que os raios ultravioletas não tenham acesso ao interior do veículo. Com isso, a temperatura do carro tende a ficar sempre agradável.

Película espelhada

As películas espelhadas, como o próprio nome já diz, são aquelas que refletem, semelhante a um espelho. Com isso, elas possibilitam que as pessoas no interior do carro vejam o lado de fora, porém quem está do lado de fora não consegue enxergar a parte interna. 

Além disso, por serem reflexivas, elas podem atrapalhar outros condutores. Por esses motivos, o uso dessa película é proibido no Brasil. 

Película de alta performance

As películas de alta performance são um dos modelos de insulfilm mais completos. Pois, são submetidas a um intenso processo de fabricação que as deixam mais resistentes. Como resultado, elas têm proteção de 90% contra raios UV e 60% de impedimento da absorção de energia solar.

Além disso, aumentam a segurança contra crimes, impedem a quebra de vidros, trás maior privacidade e ajuda a regular a temperatura. Sem contar o apelo estético. 

Película Decorativas

As películas decorativas podem ser aplicadas tanto nas superfícies interiores, quanto nas exteriores do veículo. Geralmente, elas são utilizadas para dar estilo ao veículo, trazendo cores e padrões diferentes para variadas partes do carro.

No entanto, elas também servem para proteção, já que evitam arranhões e desgaste da pintura. Isso, porque o material é durável, resistente à água, sal (importante em regiões praianas), gordura, etc. 

Película Jateada

A película jateada é um material de alto padrão desenvolvido para gerar uma camada extra de proteção e beleza ao automóvel. Por esse motivo, ela é muito utilizada em processos de envelopamento de carros. 

Inicialmente, a película jateada se assemelha muito às demais. Porém, ao analisar com atenção percebemos que esse material cobre com perfeição todas as superfícies. 

Regras para o uso de insulfilm no Brasil

Além de conhecer os tipos de insulfilm disponíveis no mercado, o interessado em contar com esse recurso, ainda precisa saber o que a legislação brasileira permite. Já que ao fazer uso de algo proibido pela lei, o motorista poderá sofrer sanções. As regras para o uso do insulfilm em nosso país estão definidas na resolução 254/07 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).

Como citamos anteriormente, as películas espelhadas são proibidas no país, . Outra restrição diz respeito ao nível de transparência permitida. Assim, a transparência mínima para vidros e películas é de 70% para o para-brisa, 70% para os vidros laterais e 28% para os demais vidros.


Se você quer instalar algum dos modelos de insulfilm citados no seu veículo, a dica é entrar em contato com a Blackout Film e garantir o melhor serviço. Aqui você encontra diferentes tipos de insulfilm, conta com uma instalação de qualidade e um atendimento diferenciado.