Vidro do carro embaçado: dicas de como evitar

Vidro do carro embaçado: dicas de como evitar
4 meses atrás

Você já se deparou com o vidro do carro embaçado? Sim ou com certeza? Essa situação é bem complexa, concorda? Por isso, como forma de evitar que o motorista e os passageiros do veículo sofram com essa situação que pode colocar todos em risco, vamos trazer algumas dicas que, se colocadas em prática, resolvem o problema.

Vidro do carro embaçado: como isso acontece?

Antes de entender como lidar com o vidro do carro embaçado, é preciso saber como isso acontece. O ar que está no interior do veículo é mais quente do que o ar que circula no ambiente.

Nosso corpo e o próprio veículo expelem esse ar. Quando esse ar quente entra em contato com o ar frio, pequenas gotículas são formadas e ficam no vidro.

É comum as pessoas tentaram resolver o problema do vidro do carro embaçado com papel higiênico, um pano ou mesmo lenço, mas já vamos adiantar que isso não vai resolver o problema. Isso porque, além de atrapalhar o motorista, a ação precisará ser executada inúmeras vezes durante o percurso.

Ar-condicionado ajuda!

Com a ajuda do ar-condicionado, esse problema pode ser facilmente resolvido. Por quê? O ar gelado vai diretamente na causa do problema fazendo com a umidade do interior do carro desapareça e, ainda, impede que exista choque térmico entre a temperatura de dentro com a de fora.

Em caso de veículos se ar-condicionado, a primeira medida é não fazer uso das mãos ou do braço para limpar o vidro, pois isso não vai ajudar em nada a situação. Um pano limpo pode ser mais útil.

Depois de limpar o vidro, o ar frio que o carro tem deve ser jogado diretamente no para-brisa. Com isso, tende a evitar que um novo choque térmico ocorra e como consequência, um novo processo de condensação.

Se a pessoa preferir, ela pode usar o ar quente. Ele vai secar o vidro, mas não evitará que o vidro fique novamente embaçado. Caso a pessoa queira, ela pode deixar frestas das janelas abertas, mas para isso, é importante contar com a ajuda de calhas.

Flanelas químicas

As flanelas químicas também podem evitar o aparecimento do vidro do carro embaçado e a vantagem é que elas podem ser usadas em todos os tipos de vidros de carro, incluindo os que tem insulfilm.

Cuidados em dias de chuva

Além de embaçar o vidro, os dias de chuva podem trazer consigo outros problemas como pedras de granizo ou mesmo outros itens que podem ser atirados no para-brisa sem que o motorista veja e tenha tempo de desviar.

A melhor forma de não sofrer em um dia de chuva com um para-brisa quebrado é recorrendo a instalação da película automotiva. Com ela, mesmo que o vidro quebre em decorrência do impacto causado por um objeto externo, ele não vai estilhaçar e assim os ocupantes do veículo não sofrerão qualquer problema físico.

Sem contar que, essa proteção ainda é muito importante para manter tanto o interior do veículo quanto os ocupantes dele protegidos, pois a película automotiva reduz a visibilidade de quem está do lado de fora do carro, evitando assim a ação de bandidos.